domingo, 29 de novembro de 2015

Cidades Online




Teatro da Vida

De “Causos e Fatos”, de Edson Campos e Silva, fundador do Parque dos Coqueiros, em Boa Viagem: “Relações Humanas” - A jovem e bonita diretora de Recursos Humanos de uma empresa multinacional participava de uma aula de Comunicação e Relações Humanas para estagiários admitidos para o cargo de vendedores de produtos cosméticos. - Alfredo, se eu fosse uma cliente e você estivesse tentando me vender um dos nossos produtos em um restaurante. Aí, você  sentiu vontade de fazer xixi, como diria? - Eu seria sincero e diria: Por favor, senhorita, um momento que vou fazer um xixi e volto já. - Que horror, Alfredo!!!! Isso seria muito grosseiro e de má educação! - Marcelo e você, o que diria? - Eu diria: Desculpa, tenho de ir ao banheiro, mas volto já. - Está bem melhor, mas é um tanto desagradável mencionar a palavra banheiro com uma cliente! - E você Edson? - Eu diria: - Querida, peço que me desculpe... Tenho de me ausentar um momento. Vou dar um aperto de mão a um amigo íntimo, que espero poder apresentar a você, logo após a nossa transação comercial.


É melhor rir...

 Corrigindo Ditados”: - Se Maomé não vai à montanha... é porque ele se mandou pra praia. - A esperança e a sogra são... as últimas que morrem. - Quem dá aos pobres... cria o filho sozinha.- Depois da tempestade vem a... gripe. - Antes tarde do que... mais tarde.- Em terra de cego quem tem um olho é... caolho. - Quem cedo madruga... fica com sono o dia inteiro. - Pau que nasce torto... faz xixi no chão.

...Rir sempre 
        
  Corrigindo Ditados” II: - É dando que se... engravida. - Quem ri por último... é retardado. - Quem com ferro fere... não sabe como dói. - Em casa de ferreiro... só tem ferro. - Quem tem boca... fala, mas quem tem grana é que vai a Roma!  - Gato escaldado... morre, porra!. - Quem espera... fica de saco cheio. - Quando um não quer... o outro insiste. - Os últimos serão... desclassificados. - Devagar... nunca se chega. - Alegria de pobre... é impossível.

Frase: O jornal é a vitrine do jornalista” (RS).

Poesia:
Eu sou Capibaribe   

*Robson Sampaio

(A Zé da Flauta)

Dos mangues do rio arranquei
a carne da sobrevivência:
as iguarias das mesas das sirigaitas.

Das águas do rio tirei
o som da flauta;
a composição dos pássaros,
a sinfonia de todos os cânticos.

Vim de muito longe,
passei por Beberibe;
eu sou recifense,
eu sou Capibaribe.

Nas correntezas do rio embalei
os nossos sonhos,
o mergulho profundo:
ora vida, ora morte.

Vim de muito longe,
passei por Beberibe;
eu sou recifense,
eu sou Capibaribe.

* Jornalista, poeta, da Academia Recifense de Letras/Cadeira 22- Patronesse: Thargélia Barreto de Menezes, e da União Brasileira de Escritores (UBE/PE).


  Companheiros:
A minha coluna Cidades Online é publicada no www.robsonsampaio.blogspot.com,  de 3ª.-feira a sábado  e, no domingo, Teatro da Vida/Causos   – Frase - Poesia. Divulguem e mandem notícias/notas para o e-mail: rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg.


Parabólica: 


Policiais Civis de Pernambuco decretaram estado de greve

Categoria vai realizar um calendário de mobilizações e pode parar por tempo indeterminado no primeiro bimestre de 2016

Os policiais civis de Pernambuco decretaram Estado de Greve na noite desta sexta-feira (27), após assembleia realizada em frente a sede do Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco).


FOTOS: Tempus Comunicação/Sinpol

Em Estado de Greve, os policiais retomam um calendário de mobilizações, com o próximo protesto já nesta terça-feira (1/12) em Petrolina, Sertão do São Francisco. Caso as negociações com o Governo do Estado não avancem, os policiais devem decretar greve por tempo indeterminado em qualquer momento do primeiro bimestre de 2016.

"Diante da postura intransigente do Governo, poderemos parar nossas atividades", disse Áureo Cisneiro, presidente do Sinpol. "A gente está dando um prazo grande para o governo negociar com a gente, não é possível que até lá o governo não negocie", disse.





Dia Mundial de Luta...  

Nesta terça-feira (1.º/12), Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Secretaria de Saúde do Paulista prestará atendimento, na Praça João XXIII. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante estará no local, das 8 às 12h, realizando testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.


...contra a Aids e teste HIV

As equipes também farão a distribuição de material educativo sobre a temática. As atividades terão sequência na quinta-feira (03), na orla do Janga, na altura do Núcleo de Segurança Comunitária, e, na sexta-feira (04), próximo ao posto de saúde Francisco Marcelo Dias, na comunidade do Tururu. O resultado do exame sai em 30 minutos. 
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif



Reunião sobre...
Quem está sofrendo com o excesso de peso e  com as doenças correlatas não devem perder na próxima segunda- feira (30), às 19h, no  7º andar do anexo 3, do Hospital Esperança, na Ilha do Leite, a  reunião multidisciplinar da obesidade, comandada pelo cirurgião bariátrico Walter França.

...a obesidade


O evento é gratuito e conta com a participação de psicóloga e nutricionista que irão esclarecer sobre os problemas que envolvem o excesso de peso e os desafios antes e após a cirurgia. A iniciativa tem também depoimentos de cirurgiados. Informações: (81) 3121 7887 / 3421 9272 / 3421.9796


FBV inscreve... - A Faculdade Boa Viagem (FBV | DeVry) está com inscrições abertas para o vestibular 2016.1, com mais de cinco mil vagas para cursos de graduação tecnológica e bacharelado nas áreas de Humanas, Saúde, Exatas e Gestão. As provas acontecem no dia 05 de dezembro (sábado), das 9h às 12h30, na sede da FBV, na Imbiribeira. As inscrições podem ser feitas até o dia 04 de dezembro, através do site www.fbv.edu.br ou pelo setor de Admissão de Novos Alunos da faculdade, das 8h às 20h30.  

... para vestibular 2016.1 - Entre as novidades da FBV para o próximo ano, está o novo curso de Engenharia Civil, com duração de cinco anos. O exame para ingressar na FBV segue o estilo do Enem e é composto por 50 questões de múltipla escolha que abrangem os seguintes campos do conhecimento: Ciências Naturais e Humanas, Matemática e Língua Estrangeira (inglês ou espanhol), além de Redação. Mais informações pelo telefone (81) 3081.4444.


Lançamento da 14a edição da Revista de Literatura Novo Horizonte

 Neste mês de dezembro, quando a poeta Maria do Carmo Barreto Campello de Melo convoca os homens do mundo inteiro –  trabalhadores e poetas, amigos e inimigos – a abrirem espaço para a ternura, esta revista chega à 14ª edição, acentuando  o milagre da convivência e da palavra.
         Homenageamos, neste número, o Ginásio Pernambucano pelos seus 190 anos, publicando textos assinados pelos professores, escritores e historiadores, Melchiades Montenegro, Afonso Feitosa  Reis e Telma Galdino, todos a registrarem, com mestria, a longa e memorável história dessa Instituição.


        Passaram pela ilustre Casa nomes dos mais respeitados do país:  Agamenon Magalhães, Amaro Quintas, Ariano Suassuna, Assis Chateaubriand, Clarice Lispector, Epitássio Pessoa, Joaquim Cardozo, Joaquim Francisco, José Lins do Rego, José Lourenço de Lima, Lucilo Varejão Filho, Lucilo Varejão Neto, Nilo Pereira, Olívio Montenegro, Orlando Parahym, Waldemar de Oliveira, entre outros. Um passado a despertar  valores. Sempre. 

       Justa homenagem prestamos ainda ao centenário do poeta Lourival Batista (Louro do Pajeú) com artigo do escritor Antônio Neto, historiador e pesquisador atento a detalhes da vida e da obra desse famoso repentista.Incluíram-se mais páginas destinadas a seletas, crônicas, contos, ensaios, poesias, novos autores, estantes, artigos, colunas favorecendo a divulgação, o intercâmbio, entre escritores deste e até de outros países a exemplo de Portugal e da  Inglaterra. 
         Louvamos o bem que a revista de Literatura Novo Horizonte proporciona aos escritores e leitores, especialmente aos novos autores, jovens do interior, motivados que estão pela oportunidade de espaço e de aproximação entre nomes dos mais admiráveis  no meio literário.
             Aos leitores, parceiros, demais colaboradores, nossos agradecimentos e votos de Feliz Natal e Ano Novo de Paz.
PS: Estarei lá. também tive a felicidade de fazer o  Clássico, no Ginásio Pernambucano e depois, p,assei na Faculdade de Direito (UFPE). Publico, hoje, na minha coluna Cidades Online, de 3ª.-feira a sábado. No domingo, Teatro da Vida/Causos – Frase - Poesia. Divulguem e mandem notas para o e-mail:rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg.

Alfredo Antunes lança livro sobre Fernando Pessoa no Hospital Português


No dia 30 de novembro deste ano, fará 80 anos da morte do poeta português Fernando Pessoa. Neste mesmo dia, o escritor Alfredo Antunes, também português, estará lançando seu último livro, intitulado: Fernando Pessoa - Meditações da Estrada. O livro reúne 13 trabalhos do escritor, alguns inéditos e outros já publicados em algumas revistas portuguesas e brasileiras ao longo de pelo menos cinco décadas.

Alfredo Antunes é um dos mais importantes estudiosos sobre Fernando Pessoa, tanto em Portugal como no Brasil. Além desta mais recente obra, o autor já produziu outras dezenas de publicações sobre o poeta Fernando Pessoa. O escritor também é professor em Universidades europeias e brasileiras há mais de 30 anos. Formado em Letras, tem Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em universidades portuguesas, sempre em torno da temática do poeta.

Será uma ótima oportunidade para quem desejar embarcar no universo das letras e das artes vivido por Fernando Pessoa.O lançamento vai acontecer na Biblioteca do Real Hospital Português, a partir das 18h, neste 30 de novembro.


Prefeito entrega conjunto residencial no Porto da Madeira 
Na manhã deste sábado (28), o gestor municipal esteve no local para entregar as chaves das novas casas a 27 famílias que moravam nas margens do rio Beberibe. 


Vinte sete famílias comemoraram na manhã deste sábado (28) o resultado de uma espera de muitos anos. O prefeito Geraldo Julio esteve no bairro Porto da Madeira para realizar a entrega do Conjunto Residencial Beberibe 1, que vai beneficiar cerca de 100 pessoas que antes moravam nas margens do Rio Beberibe. A obra, que faz parte do Projeto de Saneamento Integrado do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Beberibe, teve um orçamento de R$ 2,3 milhões de reais, e proporcionou a mudança na qualidade de vida dessas famílias, que agora terão uma residência com estrutura de saneamento, luz, revestimento em gesso, forro e pintura.

"Sabemos que a questão habitacional, no Brasil  inteiro, é  um grande problema e eu estou tendo a oportunidade de realizar esta entrega aqui hoje para 27 famílias que eu sei que terão suas vidas transformadas. O país está passando por uma crise econômica muito dura, e os municípios estão enfrentando muitas dificuldades, mas o ato de hoje mostra o quanto enfrentamos os desafios de frente, e continuamos firmes, inaugurando vida na vida das pessoas, construindo condições cada vez melhor para elas e acreditando que podemos fazer um Recife cada vez mais justo", declarou o prefeito Geraldo Julio.

O Conjunto Residencial Beberibe I conta com nove blocos e cada residência é do tipo duplex, com cerca de 50m². As moradias estão completamente revestidas, pintadas e com cerâmicas. Segundo Ana Paula Nascimento, uma das que comemorou o recebimento da chave nesta manhã, a satisfação em ter finalmente um lugar para morar é imensa. "Isto aqui sim é uma casa. Agora tenho CEP, endereço, saí da lama e estou num ambiente limpo, novo, bonito, organizado, com luz, água, saneamento. Agora, eu e meus dois filhos temos um aconchego para voltar no final do dia. Não vejo a hora de começar a montar minha casa e aproveitar o nosso canto. A felicidade é muito grande e não há como descrever", falou a vendedora.

Já para Josefa Buarque, o dia foi só de emoções:"Passei a manhã com as lágrimas nos olhos e ao receber a chave da minha nova casa não contive o choro, porque só quem estava nas condições que vivíamos entende o que é sair dali para um lugar como este. Eu não estou nem acreditando que este dia chegou. E fico ainda mais feliz por ver que estamos recebendo não só um lugar para morar, mas um lugar digno, de qualidade. Estamos muito contentes", afirmou a aposentada, que vai morar no local com mais dois filhos e um neto.

De acordo com o Secretário de Saneamento do Recife, Alberto Feitosa, esta é a quinta unidade de conjunto habitacional entregue pela Prefeitura do Recife nesta gestão:"Já  entregamos três conjuntos, pela Secretaria de Saneamento, que somam 488 unidades. Já a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos entregou o primeiro bloco do Conjunto do Pilar, com 36 apartamentos. No total  524 moradias foram entregues, que transformaram a vida de várias pessoas, além desta unidade aqui, a quinta entregue pela gestão, que faz nossas entregas chegarem a um número de 551 residências novas para a população.Vamos continuar trabalhando firme para a conclusão de outras obras, que vão beneficiar ainda mais pessoas".

Até o final deste ano serão entregues, pela Secretaria de Saneamento, mais dois conjuntos, o R17, com 35 unidades tipo duplex, também no Porto da Madeira, e o R4, com oito casas, em Dois Unidos. Já no primeiro semestre de 2016, a prefeitura  irá entregar mais nove conjuntos habitacionais que somam 938 moradias para a população do Recife.




Projeto Esporte para Todos beneficia crianças e adolescentes em vulnerabilidade de Maranguape I

            Ao longo dos próximos seis meses, dez comunidades do Paulista serão beneficiadas pelo Projeto Esporte para Todos, que foi lançado neste sábado (28.11) pelo prefeito Junior Matuto. A iniciativa visa incentivar a participação de crianças e adolescentes em oficinas recreativas, esportivas e culturais. O ponta pé inicial do projeto no município aconteceu na Praça Emílio Russel, em Maranguape I. A área de lazer do bairro ficou lotada. As atividades, que seguem neste domingo, a partir das 08h, são totalmente gratuitas.
         As crianças e adolescentes que participaram do primeiro dia da ação  puderam jogar futebol, vôlei, futsal, dominó, além de disputar corridas pelo atletismo. A ideia é motivar a interação da garotada com as diversas modalidades, proporcionando, entre outros aspectos, o interesse pelo esporte. O projeto faz parte da parceria entre a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude, e o Governo Federal, através do Ministério dos Esportes.
Animado com a quantidade de crianças na praça, o prefeito Junior Matuto aproveitou para conferir de perto as partidas de futsal. Na primeira delas, inclusive, o gestor municipal deu ponta pé inicial. “O que estamos fazendo em Maranguape I vamos realizar em praticamente toda a cidade. Nossa meta é beneficiar 12 mil crianças e adolescentes em vulnerabilidade com o projeto. Queremos envolver as famílias, ocupar a mente dos jovens e despertar neles o amor pela vida e pelo esporte”, frisou o prefeito, que recebeu a visita do deputado estadual Ossésio Silva no evento. 

O radiologista Fernando Barros, 38 anos, acordou cedo para levar a família para a Praça Emílio Russel. Acompanhado da esposa e dos dois filhos, ele aprovou a iniciativa. “Essa é uma ação muito bacana da prefeitura porque busca a interação entras as crianças. Resido aqui em Maranguape I há mais de 30 anos e nunca tinha visto um projeto como este aqui na comunidade”, revelou.

Durante a ação em Maranguape I, a população também contou com outros serviços, como: aferição de pressão arterial, teste de glicose, distribuição e preservativo e orientações de saúde; orientação para o enfrentamento à violência contra a mulher, pré-inscrição em cursos profissionalizantes; oficina sobre o trabalho infantil, informação sobre Cadastro Único, atualização e recadastramento do Bolsa Família, Carteira de Livre Acesso, 2ª Via de Certidão de Nascimento, além dos agentes de trânsito e da guarda municipal com o Patrulha Cidadã. Os meninos do Projeto Tambores do Paulista também se apresentaram para o público. O trabalho de inclusão social na praça contou com o apoio de diversas secretarias municipais.


 Mutirão na Cohab marca início do reforço no combate contra o Aedes aegypti

O prefeito Geraldo Julio coordenou na manhã deste sábado(28), a primeira ação da campanha no bairro da COHAB. Este é o primeiro de uma série de mutirões que vão ocupar todos os bairros da cidade.


Na manhã deste sábado (28), vários profissionais da Prefeitura do Recife iniciaram um grande mutirão de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, numa campanha de reforço ao trabalho de enfrentamento ao Aedes aegypti. O prefeito Geraldo Julio comandou a ação que aconteceu no bairro da Cohab,  com a atuação dos Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) da Secretaria de Saúde do Recife, em conjunto com profissionais da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e Defesa Civil do município. Todo o secretariado da Prefeitura do Recife foi convocado para integrar as ações e acompanhar os agentes nas visitas às casas do bairro.

"Nós temos 600 agentes de endemia, e já conseguimos reduzir de cerca de 1800 casos por semana, para 108, que é o nível  em que estamos hoje. Mas existe uma sazonalidade, por isso é importante realizarmos o trabalho durante o verão. Hoje estamos reunidos aqui, somando esforços com toda a população, para orientar, conscientizar do que precisa ser feito para enfrentarmos esse mosquito e conseguirmos unir forças para salvar vidas", afirmou o prefeito Geraldo Julio.

O mutirão circulou pelas ruas da comunidade, orientando os moradores e realizando tratamento de possíveis criadouros. O objetivo é que o trabalho consiga atingir cerca de 1.050 imóveis só neste sábado. Já na próxima semana, será montado e divulgado um cronograma dos mutirões, considerando o maior número de casos notificados e infestação de focos do mosquito. 

O secretário de saúde Jailson Correia, falou sobre a iniciativa. "Estamos aqui na COHAB que é um bairro densamente povoado, que também é o primeiro entre os 10 bairros com o maior número de casos de dengue, com 2.781 notificações, mas a atuação de nossa equipe e todos os nossos agentes vai acontecer no Recife inteiro. É importante lembrar que esta ação só tem efetividade se toda a população colaborar", explicou o secretário.

Entre as atividades que o mutirão desenvolveu nas ruas, estão os cuidados com os possíveis criadouros do mosquito, tapando e verificando caixas d’água, calhas, tonéis, cisternas,  e informando a população sobre a necessidade de manter os locais sem focos de dengue.

Para  Maria Inaê da Silva, o trabalho que a Prefeitura vem realizando é muito importante e a gestão vai poder contar com o apoio da população."A gente se sente muito mais seguro com esse controle, com essas visitas. Toda semana um agente vem aqui verificar se está tudo certo. Aqui em casa somos quatro pessoas, nunca tivemos nenhum caso de dengue, mas estamos cientes de que temos que continuar cuidando e com toda certeza vamos colaborar pra que a nossa cidade se livre dessa doença", disse a aposentada. 

Confira algumas orientações da Prefeitura do Recife para prevenir focos do mosquito Aedes Aegypti:

- Manter caixas d'Água, tonéis e tanques sempre bem tapados;
- Deixar garrafas e reviestes vazios e com a boca para baixo, e guarde pneus em local coberto;
- Retirar a água da bandeja externa da geladeira pelo menos uma vez por semana e lave-a com sabão;
- Encher de areia até. Borda os pratinhos dos vasos de plantas;
- Colocar o luxo em sacos plásticos e manter as lixeiras bem fechadas;
- Não jogar luxo em terrenos baldios 
- Remover folhas e galhos, e tudo que possa impedir a passagem de águas pelas calhas;
- Verificar se todos os ralos da casa não estão entupidos e limpar uma vez por semana; 
- Não deixar água de chuva acumulada sobre a laje.

Rota dos Tropeiros será lançada em Surubim

O projeto, idealizado pelas cidades do Agreste, será lançado no dia 01 de dezembro, no Hotel Cristal, em Surubim, e tem apoio do Sebrae

As prefeituras dos municípios de Surubim, Orobó, Bom Jardim e Limoeiro, localizados no Agreste de Pernambuco, lançarão no dia 01 de dezembro, às 14h, no Hotel Cristal, em Surubim, o projeto Rota dos Tropeiros. A intenção do projeto é mostrar aos visitantes dos polos de Confecções os atrativos que os municípios oferecem durante todo ano,  como os grandes eventos culturais e religiosos, as reservas ambientais e prédios históricos, sem contar a rica gastronomia. A criação de um único roteiro com opções de transporte, hospedagem, alimentação, serviço de atendimento ao turista, lazer e compras, será um dos objetivos da Rota dos Tropeiros.

O projeto Rota dos Tropeiros surgiu dentro do Programa Desenvolvimento Econômico e Territorial da Mata Norte, executado pelo Sebrae em Pernambuco, por meio de capacitações, palestras, orientação empresarial, entre outras ações.

O projeto corta os municípios de Limoeiro, Machados, Bom Jardim, João Alfredo, Orobó, Surubim e Casinhas, em uma extensão de 60 km, no estado. De acordo com o Gestor do Projeto Desenvolvimento Econômico Territorial(DET) Mata Norte, Juvenal Valério, a ideia inicial era “contemplar apenas a gastronomia, mas o projeto evoluiu e incluímos todo o contexto turístico dos municípios”.

As rotas são uma das práticas turísticas mais procuradas nos segmento de Turismo Cultural. Uma das estratégias do Projeto DET Mata Norte é  articular os conceitos de rota turística e desenvolvimento local e sustentável, apresentando formas de planejamento, critérios de organização e estratégias de gestão das mesmas, de forma a apresentar um produto turístico-cultural viável. Neste sentido,  propostas de rotas museológicas na região de Aveiro (rotas de Casas-Museu e de pequenos e médios Museus de Arte) foram criadas.

Apoio - O Sebrae, além de apoiar o projeto, trabalhará a Rota dos Tropeiros em quatro eixos. No eixo da Gastronomia  e Alimento Seguro, o Sebrae apresenta um programa direcionado a restaurantes comerciais, pizzarias, bares, lanchonetes, merenda escolar, cozinhas hospitalares e outros. O objetivo é a implantação do conceito de segurança alimentar, orientando os empreendedores para as boas práticas de higiene, manipulação e armazenamento de alimentos. A Economia Criativa e Artesanato também será outro eixo trabalhado pelo Sebrae. Economia Criativa é um termo criado para nomear modelos de negócio ou gestão que se originam em atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade e capital intelectual de indivíduos com vistas à geração de trabalho e renda. Hospedagem e Hospitalidade e Fortalecimento Comercial e Associativismo serão os outros dois eixos do Sebrae na Rota dos Tropeiros.

As cidades participantes da Rota dos Tropeiros estão investindo em atrações turísticas para crescer ainda mais nesse segmento. Surubim e Limoeiro desenvolveram pontos de parada estratégicos para a alimentação e pousada das tropas que, antigamente, dormiam embaixo das árvores em péssimas condições.



Tancredo e Arraes serão homenageados em creches-escolas


Prefeito Geraldo Julio recebeu o senador Aécio Neves (PSDB-MG) nesta sexta e o convidou para participar da inauguração das unidades de ensino em 2016. Temas nacionais também fizeram parte da conversa

O prefeito Geraldo Julio recebeu em seu gabinete, no início da tarde desta sexta-feira (27), o senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves. Os dois conversaram por aproximadamente 40 minutos sobre temas locais e nacionais, como o surto de microcefalia no Nordeste, educação, a questão hídrica e o ambiente político do país. O prefeito também já adiantou um convite ao senador para participar da entrega de duas creches-escolas que serão entregues à população em março de 2016, com os nomes de Miguel Arraes e Tancredo Neves.
O prefeito destacou a importância de se debater sobre os temas de grande relevância com lideranças nacionais, como Aécio. “Aécio vive e acompanha de perto este momento difícil que o Brasil está vivendo. Tivemos uma conversa sobre o futuro do país. O povo brasileiro está precisando que se abram perspectivas e oportunidades, que o Brasil volte a crescer, e que o povo não pague a conta sozinho. A gente sempre está discutindo as questões nacionais e o que o  Brasil precisa neste um momento é de muito diálogo, disse Geraldo.
O senador mineiro também ressaltou a relevância de se conversar sobre o atual estágio do Brasil com Geraldo, que também compõe a direção nacional do PSB. “Geraldo é um grande homem público e uma das principais lideranças do PSB. Os dois partidos possuem um papel fundamental na busca de um novo ciclo de governo eficiente e honrado. A manutenção deste canal de conversa é importante para o Brasil”, pontuou Aécio. Sobre as eleições municipais, o presidente nacional do PSDB avaliou que as discussões serão amadurecidas internamente pelo partido e as decisões tomadas no tempo certo. “No que depender de mim, haverá sempre um espaço de interlocução de alto nível em benefício do País, do Estado e da Capital”, acrescentou.
As duas creches-escolas que renderão homenagens as lideranças políticas estão sendo erguidas na Iputinga e no Barro, e estão orçadas em R$ 1,6 milhão e R$ 2,7 milhões, respectivamente. A primeira Creche-Escola Recife será chamada de Miguel Arraes e será inaugurada no ano em que se comemora o centenário do ex-prefeito e ex-governador. “Homenagear Doutor Arraes em um equipamento de educação é justa”, continuou. Já a do Barro será em homenagem a Tancredo Neves. As duas unidades devem receber 220 alunos de 1 a 5 anos, e estão sendo construídas em um alto padrão de qualidade estrutural, acessibilidade, local de preparo para merenda supervisionado por nutricionista, refeitório, biblioteca, espaço tecnológico, salas climatizadas, entre outras características.
CRECHES-ESCOLAS – Desde 2013 já foram entregues oito creches-escolas com um novo padrão de qualidade estrutural. São oito mil vagas para crianças entre 0 e 5 anos e um investimento total de R$ 14 milhões. Atualmente estão em obras, além das unidades da Iputinga e do Barro, outros três equipamentos.

 Sebrae e AMUPE realizam o Seminário de Consórcios Municipais 2015
O evento acontece nesta segunda-feira (30), no Caruaru Park Hotel
Na próxima segunda-feira (30), Caruaru recebe o Seminário Pernambucano de Consórcios Municipais. Promovido pelo Sebrae em Pernambuco e pela AMUPE – Associação Municipalista de Pernambuco, o evento baseia-se em ações que devem se tornar uma referência e estímulo para o permanente processo de cooperação entre os municípios, estado e sociedade, principalmente com o setor empresarial, para a dinamização da economia, a democratização de oportunidades e a geração de emprego e renda, temas que são marcas dos pequenos negócios em nosso país. Foram convidados para o evento prefeitos e gestores de consórcios em atividade hoje em Pernambuco.

As duas instituições selaram Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de desenvolver ações para a institucionalização e efetivação de uma Política Municipal de Desenvolvimento, com vistas à construção de um ambiente favorável aos pequenos negócios. Um dos resultados pretendidos com essas ações é o de incentivar a estruturação e melhoria da gestão dos Consórcios Públicos Municipais, em especial, daqueles que promovem o Desenvolvimento Territorial.

“O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco – SEBRAE/PE, ao longo dos anos, tem buscado contribuir com diversas iniciativas voltadas ao aprimoramento do ambiente legal em nosso estado. Nossa atuação é de natureza técnica e busca subsidiar o diálogo, formular soluções para os pequenos negócios e fortalecer as parcerias estratégicas. Já a AMUPE busca incessantemente o fortalecimento do movimento municipalista e tem como valores principais o associativismo e a integração regional”, explica o analista Leonardo Carolino.
Pernambuco conta hoje com a atuação dos seguintes Consórcios:

1.    Consórcio dos Municípios do Agreste e da Mata Sul do Estado de PE (COMAGSUL): Agrestina, Altinho, Ibirajuba, Lagoa dos Gatos, Lajedo, São Joaquim do Monte, (Agreste), Belém de Maria (Mata Sul), Barra de Guabiraba, Bonito, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Catende, Cupira, Jaqueira, Jurema, Maraial, Panelas, Quipapá, São Benedito do Sul, São João, Tacaimbó.

2.    Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe de PE (CISAPE): Araripina, Bodocó, Dormentes, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade.

3.    Consórcio Público dos Municípios da Mata Sul Pernambucana (COMSUL): Água Preta, Amaraji, Barreiros, Catende, Chã Grande, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Bento do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu

4.    Comissão de Desenvolvimento do Agreste (CODEAM): Águas Belas, Agrestina, Altinho, Alagoinha, Angelim, Arcoverde, Brejão, Bom Conselho, Buíque, B. Jardim, Cachoeirinha, Caetés, Capoeiras, Canhotinho, Correntes, Cupira, Calçado, Itaíba, Iatí, Inajá, Ibirajuba, Ibimirim, Jucati, Jupi, Jurema, Lajedo, Lagoa dos Gatos, Lagoa do Ouro, Manari, Maraial, Palmeirina, Pedra, Panelas, Poção, Paranatama, Pesqueira, Quipapá, São João, S. Bento do Uma, S. Benedito do sul, Sanharó, Saloá, São Caetano, S. Joaquim do Monte, Terezinha, Tacaimbó, Tupanatinga, Venturosa.
5.    Consórcio dos Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional (COMANAS): Aliança, Buenos Aires, Camutanga, Carpina, Casinhas, Chã de Alegria, Condado, Feira Nova, Ferreiros, Glória do Goitá, Goiana, Itambé, Itaquitinga, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da mata, Orobó, Passira,  Paudalho, Salgadinho, Timbauba, Tracunhaém, Vicência.

6.    Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (CIMPAJEÚ): Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaiba, Flores, Ingazeira Itapetim, Quixaba, Sta.Cruz da Baixa Verde, Sta.Terezinha, S. José do Egito, Solidão, Tabira, Triunfo.

7.    Consórcio Dom Mariano (CONDOMAR): Arcoverde, Alagoinha, Belo Jardim, Jataúba, Poção, Pesqueira, Sanharó, Sertânia.

  1. Consórcio Intermunicipal do Agreste Pernambucano (CONIAPE): Bom Jardim, Casinhas, Frei Miguelinho, Orobó, Riacho das Almas, Santa Maria do Cambucá, Surubim, Toritama, Taquaritinga do Norte, Vertente do Lério, João Alfredo, São Caetano, Santa Cruz do Capibaribe.

9.    Portal Sul: Gameleira, Rio Formoso, Sirinhaém, Tamandaré.

10.  Consórcio Intermunicipal do Sertão (CINDESC): Salgueiro, Mirandiba, Verdejante, Terra Nova, Serrita, São José do Belmonte, Cedro.

11.  Consórcio dos Municípios Pernambucanos (COMUPE).

O Seminário e o Acordo de Cooperação Técnica buscam unir forças entre os municípios, estado e sociedade, para a melhoria da gestão dos consórcios e também para o fortalecimento da economia com geração de renda e empregos.

Serviço:Seminário Pernambucano de Consórcios Municipais
Data:
 30 de novembro de 2015
Hora: das 9h às 16h
Local: Caruaru Park Hotel | Cidade Alta, Caruaru – PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário